O EXECUTIVO
O EXECUTIVO Podcast
VOCÊ VIU?
2
0:00
-6:45

VOCÊ VIU?

2

Aos 12 anos eu jogava xadrez incentivado pelo namorado de uma tia que era aficcionado pelo tema.

Para quem não tem a menor idéia do que é o jogo, é difícil empolgar-se com uma partida na qual um adversário é mais agressivo, outro é defensivo e a batalha está feroz.

Alguém que vê aquelas peças de madeira em um tabuleiro quadriculado deve perguntar: que batalha?

Entretanto, quando dois países como Ucrânia e Rússia se enfrentam, todos conseguem perceber que a ferocidade dos ataques não se trata apenas de um jogo mental.

Quão enfadonho pode ser acompanhar uma partida de xadrez se você não conhece e não aprecia o jogo?

Nela ninguém morre e o sofrimento é interno aos jogadores.

Mas, e se o movimento daquelas peças fosse, de fato, o de algo na realidade que pudesse atingir você?

Bem, neste caso, querendo ou não, você ficaria bem mais interessado no jogo e procuraria compreender as consequências de cada movimento pois todos nós seríamos chamados a sentar no banquete das consequências.

O BANQUETE

Aqueles que são mais maduros sabem o que isso significa.

Enquanto os imaturos e distraídos não dão espaço e tempo para sacrifícios e muito menos para reflexões sobre a vida futura.

E o futuro sempre chega.

A semana que passou foi um desses momentos nos quais quem olha o mercado em suas entranhas não tem com quem falar.

Afinal, o que você diria se um executivo lhe perguntasse com espanto, no meio da semana:

- Você viu o preço do cobre?

Provavelmente você sequer lhe daria atenção.

E na sexta foi o dia dele falar sozinho com o espelho:

- Você viu o preço da prata?

Ambos os metais tiveram altas expressivas, mas o resumo do mercado do dia não toca no assunto. Os portais de negócios também ocultam.

O problema é que a energia elétrica para seu celular funcionar precisa do cobre para chegar até você.

E procure saber onde a prata é usada e vai se espantar que, depois do petróleo, é uma das commodities mais utilizadas do mundo – em tecidos, nos óculos, nos painéis solares e em uma gama infinita de produtos que você usa diariamente.

Quando o cobre e a prata sobem, pode ter certeza de que teremos sérios problemas pela frente.

Por isso que alguns analistas chamam o cobre de “Doutor”, pois ele nos diz – com razoável precisão – o que nos espera na economia.

O ATRASO

Ainda ontem, um assessor financeiro me perguntava sobre o que eu achava de uma certa operação que ele queria fazer baseada em ouro.

Respondi que não estava qualificado para orientar-lhe, mas que, se o ouro está começando a fazer parte das notícias é porque já é passado, e que ele deveria estudar sobre a prata.

É por isso que alertei você, em textos anteriores, para ter seu próprio painel do que olhar para tomar suas decisões: as notícias sempre estão atrasadas em relação aos acontecimentos por óbvio que seja essa afirmação.

É como você dirigir usando o waze ou ouvindo a rádio do trânsito.

O waze é um painel dos acontecimentos em tempo real.

A rádio precisa que alguém conte para ela o que está acontecendo para informar – o atraso é evidente.

E pode ser a diferença de você ficar preso no trânsito ou chegar no horário em seu compromisso.

Para piorar, a rádio tem de prender a atenção dos ouvintes e é evidente que eles se interessam por coisas muito mais divertidas do que o preço de ativos.

RESPOSTA ERRADA

Entretanto, não deixa de ser curioso perguntar para as pessoas o que é inflação.

Em geral elas respondem erroneamente: é o aumento de preços generalizado.

Mas, mesmo com essa resposta, poderíamos questionar:

- Preço de ativo não é preço também?

Portanto, não deveríamos olhar somente o preço do que consumimos diariamente, como feijão, arroz e café – mas também o dos ativos – como ações, commodities, metais preciosos e terras agriculturáveis.

Além disso, não seria má idéia termos um índice de inflação (do preço) dos tributos – esse com certeza mostraria muito sobre a realidade da fortíssima pressão financeira sob a qual a maioria vive – afinal, o governo é pródigo em gastar mais do que arrecada, se endividar e mandar a conta para nós pagarmos via tributos escorchantes.

VOCÊ SABE VOAR POR INSTRUMENTOS?

Inversamente, se você se acostuma à olhar com atenção para o painel, sabe que, apesar de sua monotonia entediante, quando os ponteiros começam a se mexer violentamente, é porque algo relevante está acontecendo nas entranhas do sistema financeiro e da economia real.

É hora, portanto, de certificar-se de que você está olhando para os ponteiros corretos e se não precisa de um GPS em tempo real – e com inteligência artificial se possível – para guiá-lo em meio a um nevoeiro.

Pois, pelo andar dos acontecimentos geopolíticos e das crises internas simultâneas em vários países, é provável que tenhamos um caos nas notícias que irá desorientar a muitos.

Nessas horas, estará mais seguro quem tiver indicadores confiáveis à sua frente e estiver qualificado para voar por instrumentos.

Portanto, escolha bem seu painel, tenha um co-piloto e uma tripulação confiáveis – que serão os profissionais que irá ouvir neste tempo de turbulência – decida com sabedoria sobre sua carreira, seus negócios e investimentos e mantenha-se firme no leme.

Afinal, o importante é chegar e pousar em segurança e é claro, apreciar o banquete das consequências com a tranquilidade de quem fez boas escolhas.

Conte comigo para isso e vamos em frente!

P.S. A resposta correta para inflação é o aumento desordenado da oferta de moeda corrente. Mas, isso é assunto para outro texto.

Silvio Celestino - Advisor

Sócio-diretor da Alliance Coaching

Autor do livro: O LÍDER TRANSFORMADOR, como transformar pessoas em líderes

silvio.celestino@alliancecoaching.com.br

P.S.1. Se você é diretor ou gerente e gostaria de aumentar sua musculatura executiva para ser cada vez mais um executivo classe internacional, entre em contato conosco. Nossos programas de coaching executivo, mentoria, palestras e seminários de liderança podem contribuir muito com você e os resultados da empresa. Ligue para nós!

E, é claro, se você gosta do meu trabalho, deixe um comentário, dê um like e compartilhe. E se inscreva no Canal O EXECUTIVO.

Um grande abraço e vamos em frente!

P.S.2. Conecte-se comigo em outras redes: TIKTOK ; SPOTIFY

Um dos propósitos do podcast do Canal O EXECUTIVO é preservar a trajetória de executivos que nem sempre são lembrados, mas que fizeram parte da história das empressas.

Pela primeira vez, um de meus entrevistados se foi, Mauro Bittencourt, que, além de meu cliente foi também um amigo.

Repito abaixo o link para o podcast com ele, como uma simples homenagem para que não seja esquecido.

Que Deus o receba com misericórdia e que N. Sra. dê paz a sua família e amigos.

Discussão sobre este episódio

Avatar de User