Nesta semana, em um evento no WTC, em São Paulo, conversei com o dono de uma pequena agência de marketing que me revelou que demitiu 29 profissionais e que hoje trabalha com apenas 2.
O motivo: o uso de inteligência artificial (IA).
Além disso, o pagamento desses profissionais era por produtividade e que ambos nunca ganharam tanto e estavam muito satisfeitos.
Dizia ele que, agora, o que precisava mesmo era de pessoas inteligentes e que qualquer um com ela conseguiria produzir muito mais com IA e seus recursos.
Coincidentemente, um artigo da Epoch Times republicado pelo ZeroHedge fazia uma atualização de quais profissões estão valorizadas com a IA.
De fato, ela está modificando indústrias e o executivo deve se perguntar: qual é o futuro do meu trabalho?
Usando o artigo como referência, podemos observar essa remodelação da topologia das diversas áreas empresariais e nos prepararmos para percorrer essa nova geografia com o veículo adequado.
Em síntese, as habilidades humanas únicas podem ser seu maior ativo em um mercado em transformação acelerada.
🌟 POR QUE ALGUNS EMPREGOS SÃO À PROVA DE IA?
A IA está modificando processos, mas há habilidades que ela simplesmente não consegue replicar: criatividade, empatia, julgamento ético e intuição humana.
As profissões que dependem dessas competências têm maior probabilidade de prosperar.
Para o executivo, isso significa investir em equipes e estratégias que valorizem o toque humano, enquanto aproveitam a IA para tarefas repetitivas. Como o empresário que encontrei nesta semana o fez.
Portanto, é fundamental identificar papéis na sua organização que exigem conexão humana e fortalecer essas áreas para criar vantagem competitiva.
Observe que você terá de rever as atividades e identificar o que exatamente a pessoa faz que depende de sua inteligência e o que pode ser feito pela inteligência artificial.
🩺 PROFISSIONAIS DA SAÚDE: O TOQUE HUMANO INSUBSTITUÍVEL
Uma área na qual ela interfere mais como ferramenta do que como ator é a da saúde.
Médicos, enfermeiros, terapeutas e psicólogos oferecem algo que a IA não consegue: empatia e cuidado humano.
Embora ela possa auxiliar em diagnósticos, a interação humana é insubstituível. Dados do Bureau of Labor Statistics (BLS) - Departamento de Estatísticas do Trabalho nos Estados Unidos - preveem um crescimento de 6% na demanda por enfermeiros até 2033, impulsionado pelo envelhecimento da população.
Este exemplo mostra a importância de o executivo investir em tecnologias que complementem, mas não substituam, o cuidado humano. Se você está na área de saúde considere parcerias com healthtechs para otimizar processos administrativos, liberando profissionais para focar no atendimento.
🔨 OFÍCIOS ESPECIALIZADOS: A FORÇA DO TRABALHO PRÁTICO
Outro setor menos afetado, sem dúvida, é o que nos ajuda na vida real.
Afinal, todos os dias você acorda, precisa de um teto, de eletricidade, que os dispositivos no banheiro funcionem – se é que me entende – e assim por diante.
Por essa razão, construção, eletricidade, encanamento e carpintaria exigem habilidades práticas e resolução de problemas em tempo real — áreas onde a IA ainda não compete – quem furou um cano ao pendurar um quadro na parede sabe que não poderá sequer tirar o dedo do buraco para fazer um prompt, mas deve ser capaz de chamar o encanador – bem, talvez a alexa seja uma boa alternativa neste caso – se a energia estiver ligada, é claro.
Com um aumento na construção urbana e uma força de trabalho envelhecendo, o BLS projeta um crescimento de 7% na demanda por trabalhadores da construção até 2033.
Esta é uma importante informação estratégica para empresas de infraestrutura, isto é, recrutar e treinar talentos jovens para ofícios especializados pode garantir liderança de mercado em um setor em alta.
📚 EDUCADORES: ALÉM DA TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO
O setor de ensino também deve estar atento que educadores não apenas ensinam, mas criam conexões pessoais, adaptando métodos às necessidades individuais dos alunos.
Essa habilidade humana é difícil de ser replicada por algoritmos.
Portanto o executivo deve apoiar iniciativas de desenvolvimento profissional que combinem tecnologia educacional com habilidades interpessoais, criando experiências de aprendizado mais ricas e individualizadas.
🎨 CRIATIVOS: A ESSÊNCIA DA INOVAÇÃO HUMANA
Outro ambiente importante que a IA não alcança como substituta é a arte.
Escritores, músicos e artistas trazem uma perspectiva única que a IA não consegue imitar.
A criatividade alimentada por emoção e experiência humana continua sendo um diferencial.
Para executivos, isso destaca a relevância de investir em campanhas de marketing e branding que priorizem história autênticas – e verdadeiras – o que aconteceu em Cannes recentemente foi constrangedor pelo uso da IA como ferramenta para contar uma mentira.
🔑 Estrategicamente, contrate talentos criativos para diferenciar sua marca em um mercado saturado por conteúdo gerado por IA. E, por favor, tenha um compromisso absoluto e inegociável pela verdade.
⚖️ ADVOCACIA: PENSAMENTO CRÍTICO EM AÇÃO
Curiosamente, embora uma das primeiras notícias de uso inadequado da IA tenha sido de um advogado americano citar um processo inexistente porque não verificou a veracidade de uma informação que obteve ao consultar uma IA, a área jurídica está preservada dessa tecnologia.
Isto significa que advogados possuem a capacidade de combinar conhecimento técnico com habilidades de argumentação e julgamento ético, algo que a IA não domina.
A profissão, portanto, permanece atrativa e resiliente.
💡 Se você é executivo em um escritório de advocacia, use a IA para análises de dados e pesquisa jurídica, mas mantenha advogados – humanos, é claro - no centro das decisões estratégicas. Principalmente os mais experientes que farão muita diferença pelo seu conhecimento e rigor ético – claro, me refiro aos que são normais, pois há aqueles que conduzem escritórios que é melhor não mencionarmos pelos clamorosos desvios éticos.
🤝 ASSISTENTES SOCIAIS: EMPATIA COMO MISSÃO
Outra área relevante: o trabalho social exige empatia e apoio emocional, competências essencialmente humanas.
O departamento do trabalho americano prevê um crescimento de 7% na demanda por assistentes sociais até 2033, refletindo a necessidade contínua de apoio em tempos adversos.
🔑 Se você é executivo em organizações do terceiro setor, priorize a formação de equipes que combinem sensibilidade humana com ferramentas de IA para gestão de casos.
🚀 O FUTURO É HUMANO
O que a minha experiência articulada com o artigo da Epoch Times mostra é que as modificações provocadas pela IA estão cada vez mais próximas de nós, aceleradas e interferindo decisivamente na vida das pessoas e empresas.
Ela é tão empolgante quanto desafiadora, mas uma coisa é clara: o toque humano é insubstituível.
Para o executivo, o caminho é claro: investir em talentos que tragam criatividade, empatia, muito conhecimento, ética, pensamento crítico e apreço inegociável pela verdade.
Combine essas forças com a eficiência da IA para criar organizações resilientes e inovadoras.
🔥 É fundamental avaliar sua força de trabalho e identificar onde as habilidades humanas podem ser amplificadas pela IA; e planejar treinamentos que integrem tecnologia e competências interpessoais para preparar sua equipe para o futuro.
Acima de tudo, aumente sua musculatura executiva para ser cada vez mais qualificado a articular corretamente inteligência com inteligência artificial.
E, é claro, ter excelentes resultados.
Conte comigo para isso e vamos em frente!
Silvio Celestino - Advisor
Sócio-diretor da Alliance Coaching
Autor do livro: O LÍDER TRANSFORMADOR, como transformar pessoas em líderes
silvio.celestino@alliancecoaching.com.br
P.S.1. Se você é diretor ou gerente e gostaria de aumentar sua musculatura executiva para ser cada vez mais um executivo classe internacional, entre em contato conosco. Nossos programas de coaching executivo, mentoria, palestras e seminários de liderança podem contribuir muito com você e os resultados da empresa. Ligue para nós!
E, é claro, se você gosta do meu trabalho, deixe um comentário, dê um like e compartilhe. E se inscreva no Canal O EXECUTIVO.
Um grande abraço e vamos em frente!
P.S.2. Conecte-se comigo em outras redes: TIKTOK ; SPOTIFY
Share this post