O EXECUTIVO
O EXECUTIVO Podcast
CADÊ OS PROFISSIONAIS?
3
0:00
-7:04

CADÊ OS PROFISSIONAIS?

3

Nesta semana, uma amiga me disse que estava reformando sua casa e com tantas dificuldades para encontrar bons encanadores, pintores etc. desabafou:

- Cadê os profissionais?

Por coincidência no dia seguinte, conversava com o presidente de uma organização que me dizia sobre os planos estratégicos para os próximos anos e também se lamentava:

Simplesmente não estava conseguindo encontrar executivos para os quais pudesse delegar e assumir responsabilidades maiores em uma estrutura em expansão.

Relembrando meus textos anteriores, ele estava voltando para o básico da delegação, procurando ao menos certificar-se de que não estava deixando de lado sua própria responsabilidade no tema.

Em diversos momentos já mencionei que nossa cultura não aprecia muito o conhecimento e por essa razão, o resultado final é que as pessoas se desenvolvem muito mais intuitivamente do que com método e conhecimento verdadeiro.

Além da incerteza e dos infortúnios desse processo, o resultado final também é comprometedor: profissionais deficientes.

Principalmente por ignorarem coisas que deveriam saber.

IGNORÂNCIA VERSUS NESCIÊNCIA

Aqui cabe um esclarecimento para diferenciar ignorância de nesciência.

Ignorância é não saber algo que você necessariamente precisaria saber para desenvolver sua profissão. Por exemplo, um motorista profissional desconhecer as regras do trânsito ou as melhores práticas da direção segura.

Já a nesciência é não saber algo que você, de fato, não precisa saber para sua atividade. Por exemplo, um executivo não precisa saber quantos fios de cabelo possui para administrar o negócio.

O MAPA MAIS IMPORTANTE

Portanto, uma boa forma de você se auto-avaliar de como está em sua profissão é fazer um mapa de sua ignorância.

Isto é, uma tabela com duas colunas básicas.

A da esquerda é o que você sabe a respeito de sua profissão e a da direita o que você não sabe. Idealmente você deveria ser capaz de escrever a fonte que você usou para ter o conhecimento: professores, livros, conferências, cursos, workshops etc.

E na coluna da direita, quais livros, pessoas, conferências você precisará acessar para ter o conhecimento que lhe falta.

Ou seja, seu objetivo é passar o conteúdo da coluna da direita para a coluna da esquerda.

É comum você descobrir que sua profissão possui mais de uma perspectiva e, mais frequente ainda, é perceber que existem inúmeras linhas de pensamento que a desenvolveram.

Portanto, você deve ter consciência de qual linha segue para construir essa tabela e definir o aprofundamento em uma delas e inversamente quais saberá com menor profundidade ou apenas como conhecimento a respeito de sua existência.

Uma recomendação fundamental é: conheça a história de sua profissão.

Como ela surgiu? Por que fases passou e em que ponto se encontra?

Quais são as grandes questões atuais dela e como a resposta a elas estão se desenvolvendo e por quem?

A partir dessas simples perguntas você já conseguirá definir muito do que estudar para ser um profissional classe internacional.

E isso pode ser feito por qualquer pessoa por mais simples que seja com o uso apropriado da tecnologia para encontrar as fontes de conhecimento verdadeiro.

QUAL O MELHOR PNEU?

Eu mesmo recentemente fui trocar os pneus do meu carro e sempre ouvi falar de uma marca mais cara, mas nunca estudei a respeito.

Resolvi me dedicar ao tema e encontrei borracheiros no Youtube com vídeos extremamente didáticos esclarecendo cada informação sobre pneus até comparar detalhadamente marca por marca e as diferenças técnicas a respeito.

Entrei nos sites das empresas e comparei o que o borracheiro falava com as fichas técnicas compartilhados pelas próprias marcas – e os esclarecimentos que seus técnicos faziam. Em pouco tempo entendi o que precisava inclusive para fazer a pergunta certa ao comprar um simples pneu.

Mas, a diferença que fez no carro me fez lamentar não ter atentado para esse conhecimento antes.

CLAREZA

Portanto, minha recomendação é termos clareza de nosso mapa da ignorância – e de que a coluna da esquerda nunca estará 100% preenchida – e genuinamente com paciência diária acrescentarmos conhecimento e sermos cada vez mais os melhores possíveis em nossas profissões.

Conecte-se aos grandes centros que fomentam conhecimento a respeito do que você trabalha. Interaja com eles e faça um esforço para participar dos eventos e, principalmente, se conectar aos melhores de sua área.

QUEM SÃO OS MELHORES?

Não desmerecendo aqueles que aparecem com mais frequência ou são mais eloquentes e políticos, mas, em geral, os melhores mesmo não são tão extrovertidos ou simpáticos assim.

Eu mesmo já tive de engolir muito sapo com professores terríveis em seu temperamento e com uma didática sofrível, mas eles tinham o que eu queria saber e valeu a pena o sacrifício – aliás, evite falar mal de quem lhe ensinou.

Sendo assim, se quisermos ter melhores encanadores, pedreiros e serralheiros, precisamos primeiro fomentar uma cultura do conhecimento verdadeiro. Aquele que, se aplicado, terá maiores chances de dar certo e, com persistência e paciência, nos fará chegar à solução dos problemas

Espero que seja você a fonte dessa verdade em sua área de atuação e contamine todos a conhecer muito bem o que fazem e participarem da história da sua profissão com excelência, profissionalismo e, é claro, classe internacional.

Isso fará você se tornar uma grande força de atração de jovens talentos para o seu setor, formar bem novos profissionais, ter para quem delegar e criar as condições para que suba na carreira e assuma cada vez mais responsabilidades.

Conte comigo para isso e vamos em frente!

Silvio Celestino - Advisor

Sócio-diretor da Alliance Coaching

Autor do livro: O LÍDER TRANSFORMADOR, como transformar pessoas em líderes

silvio.celestino@alliancecoaching.com.br

P.S.1. Se você é diretor ou gerente e gostaria de aumentar sua musculatura executiva para ser cada vez mais um executivo classe internacional, entre em contato conosco. Nossos programas de coaching executivo, mentoria, palestras e seminários de liderança podem contribuir muito com você e os resultados da empresa. Ligue para nós!

E, é claro, se você gosta do meu trabalho, deixe um comentário, dê um like e compartilhe. E se inscreva no Canal O EXECUTIVO.

Um grande abraço e vamos em frente!

P.S.2. Conecte-se comigo em outras redes: TIKTOK ; SPOTIFY

Discussão sobre este episódio

Avatar de User