O EXECUTIVO
O EXECUTIVO Podcast
O SUCESSO DE UM LÍDER É MEDIDO POR SEUS SUCESSORES
0:00
-5:31

O SUCESSO DE UM LÍDER É MEDIDO POR SEUS SUCESSORES

Muito além do resultado financeiro

ATENÇÃO: DIA 20/4/2023 – QUINTA-FEIRA, ÀS 17H, LANÇAMENTO DO MEU PODCAST AO VIVO NO MEU CANAL DO YOUTUBE E NO INSTAGRAM. COLOQUE NA AGENDA E FIQUE LIGADO. SERÁ UMA GRANDE SATISFAÇÃO NOS VERMOS LÁ.


Há 20 anos, trabalhei por pouco tempo no prédio Edel Trade Center, na praça da Igreja de Moema, na zona sul de São Paulo, e me recordo que sempre que saia para almoçar havia uma loja de utilidades domésticas quase na esquina com a Al. Iraé.

Nunca cheguei à entrar na loja, mas pela porta de vidro dava para ver que era um casal que atendia às pessoas interessadas em todo tipo de aparelho – fogões, panelas, ferramentas etc.

Muitos anos depois, ao passar pelo lugar, um belo dia, vi uma folha de sulfite presa à porta de vidro. Ela dizia que após mais de 35 anos de muito trabalho o casal se aposentara e que era o momento de encerrar as atividades.

Por que será que eles não tiveram sucessores para continuar o pequeno negócio?

UM TEMA AINDA POUCO PENSADO NO BRASIL

Na verdade, a preparação de sucessores ainda é um tema pouco pensado no Brasil mesmo no ambiente empresarial.

Com freqüência encontro empresários com dificuldades para convencer seus filhos a darem continuidade aos seus negócios.

Também já vi situações curiosas onde o pai, já em idade avançada, simplesmente se recusava a passar o bastão para os filhos – mesmo quando eles já estavam preparados e adultos.

PARA ONDE VÃO OS NEGÓCIOS SEM SUCESSORES?

Entretanto, no outro extremo, com grande zelo, método e constância, famílias dinásticas preparam e formam seus sucessores para que possam manter o que seus antepassados construíram à custa de muito sacrifício.

A empresa que não forma sucessores no futuro irá parar nas mãos daquelas que formam.

Portanto, preparar novos líderes é um fator crítico para o negócio.

Além de garantir a longevidade e sucesso de qualquer organização, é também uma importante estratégia de gestão de talentos para líderes empresariais que buscam garantir o futuro de suas carreiras. Afinal, mesmo para ser promovido, é necessário que você tenha alguém pronto para substituí-lo.

É PRECISO TEMPO...

Mas, preparar um novo líder é também um enorme desafio.

Em primeiro lugar você que é gestor já tem uma agenda abarrotada de eventos relativos à sua área: reuniões, relatórios, planilhas e cobranças dos superiores e da própria equipe formam um cenário desafiador mesmo para um bom gestor de tempo.

Inserir nele um momento para a formação de novos líderes é quase impossível. Mas, é exatamente disso que se trata: o executivo deve ter consciência de que formar seus sucessores é parte integrante de seu trabalho.

Lembre-se que você é o espírito vivo dos valores, das crenças e dos propósitos da empresa. Portanto, a formação dos novos executivos começa com o seu exemplo a cada instante de quais são seus critérios de decisão, o porquê de cada escolha e, consequentemente, com você pensa.

Transferir seu modelo mental para a equipe é o princípio da formação de novos líderes.

... E MÉTODO

Por essa razão que, tão importante quanto saber com profundidade o funcionamento de sua área é conhecer as ferramentas que o permitem desenvolver a postura, a comunicação e o domínio emocional necessários para que você seja compreendido e a sua forma de pensar assimilada enquanto desempenha sua liderança.

É claro que você sempre pode contar com o auxílio de um mentor ou coach para isso, mas saiba que o coaching, assim como a mentoria, é mais uma prática do que uma profissão.

O que os profissionais dessas áreas fazem tem muito a ver com a transferência de seus conhecimentos e experiência em um formato que possa ser copiado pelo executivo.

Ou seja, você aprende pelo conteúdo, mas também pelo exemplo de como o mentor ou coach se comporta com você durante o processo.

Aprender a fazer essa passagem de experiência, conhecimento e método é o que garante a boa formação de novos executivos.

UMA CULTURA A SER IMPLEMENTADA

Mas, não tem RH que consiga implementar uma cultura de formação de novos líderes se não houver a boa vontade, o interesse e o empenho dos principais gestores para que ela nasça, floresça e dê bons frutos.

É verdade que essa formação é um caminho árduo, frustrante e que exige muitos recomeços. Mas, se você é sério a respeito da longevidade de sua carreira e de seu negócio, é a estrada mais segura para que isso aconteça.

Afinal, se você não o fizer, seu concorrente o fará e, cedo ou tarde, o que você construiu pode vir parar nas mãos dele.

Pense nisso ao planejar seu futuro: como deixar seu legado a líderes cada vez melhores e capazes de dar continuidade ao que você construiu ao longo de sua história.

Conte comigo para isso e vamos em frente!

Silvio Celestino

Sócio-diretor da Alliance Coaching

www.silviocelestino.com.br

silvio.celestino@alliancecoaching.com.br

WhatsApp (11) 98259-8536

1 Comentário