Começo do ano é um bom momento para você pensar em como fazer sua vida ir na direção que seu coração lhe pede.
Em nossos textos sobre como desenvolver executivos para a liderança, falamos pouco sobre o primeiro degrau que é você ser capaz de liderar a si mesmo.
Nesta questão, é quando não nos deixamos envolver por modismos ou pela opinião dos outros é que saímos da adolescência e chegamos à fase adulta.
Esse amadurecimento é um processo longo e o levará com maiores chances de ser feliz na velhice e encarar a morte – sua e daqueles que você ama - com aceitação dos desígnios de Deus.
Entretanto, em nossa busca incessante pelo sucesso, muitas vezes nos perdemos em uma corrida sem fim, perseguindo um ideal de "estilo de vida" que nem sempre nos pertence.
Neste mundo frenético, este estilo muitas vezes se confunde com a busca incessante por status e sucesso material.
Mas, será que essa corrida diária realmente nos leva à felicidade e à paz de espírito que desejamos?
ESTILO DE VIDA É CARO
O estilo de vida, como frequentemente retratado pelos meios de comunicação e até por amigos, pode parecer um manual de regras a seguir: o carro do ano, as roupas de marca, as músicas e os destinos de viagem mais badalados
Ele é sedutor e nos promete:
· Status social
· Reconhecimento profissional
· Bens materiais de luxo
· Uma imagem de sucesso constante
No entanto, essa busca ininterrupta e muitas vezes inconsciente consome não apenas nosso tempo, mas também nossa energia emocional.
Este caminho frequentemente demanda de você:
1. Tempo excessivo longe da família
2. Estresse constante para manter as aparências
3. Decisões baseadas nas expectativas alheias
4. Uma corrida sem fim por mais e mais
5. Gasto excessivo e ininterrupto
A MUDANÇA SILENCIOSA: QUALIDADE DE VIDA CONSCIENTE
Mas, há uma mudança silenciosa acontecendo.
Nos últimos meses, vi dois amigos venderam seus imóveis em São Paulo e se mudarem para o litoral e uma cliente fez o mesmo há alguns anos.
Cada uma dessas pessoas estava em uma fase diferente da carreira: uma no início, ainda abaixo dos 30 anos. Outra na reta final ao redor dos 55 e outra após os 60, mas ainda muito ativa, sem intenção de parar.
E foram viver em cidades bem diferentes, apesar de todas no litoral.
Entretanto, essas escolhas tiveram algo em comum: foram muito conscientes.
E são elas que trazem qualidade de vida, embora não estejam necessariamente atreladas aos bens que possuímos, mas, sim, às amizades que nos inspiram, lugares que nos rejuvenescem e conversas que nos engrandecem.
Estes são pilares de uma vida com propósito e paz de espírito.
Portanto, pense no que aconteceria se você pudesse reescrever suas regras?
Imagine uma vida onde:
· Suas escolhas refletem sua verdadeira essência
· Seu tempo é investido no que realmente importa
· Sua paz não depende da aprovação alheia
· Sua felicidade vem de dentro, não de posses
Esta é uma possibilidade real quando optamos pela qualidade de vida consciente.
DESMISTIFICANDO A “MODERNIDADE”
A verdadeira modernidade está na coragem de ser autêntico.
Não deixa de ser curioso ver que o homem moderno se parece muito com aquele que existia há mais de 2025 anos: ingrato, focado em si mesmo, cheio de crenças falsas, superstições, medos irreais, sem personalidade e indiferente a Deus.
Afinal o que é ser moderno? Ter o último aparelho inovador? Frequentar os lugares mais badalados? Ser igual a todo mundo?
Aliás, é impressionante como homens e mulheres hoje se vestem iguais, principalmente nos momentos de lazer. Afinal, é até compreensível você ter um visual uniforme para o trabalho, mas nos momentos de lazer é bizarro ver todos iguais andando no parque ou em um shopping center.
Até mesmo a arquitetura que antes ditava a personalidade de uma cidade, hoje se homogeneizou e os prédios construídos em todos os lugares são idênticos – e muito feios, diga-se de passagem. As pichações, como diria Roger Scruton, apenas complementam a feiura desses edifícios.
Portanto, seria melhor abandonarmos a modernidade e voltarmos a ter a capacidade de:
· Fazer escolhas conscientes e personalizadas
· Priorizar bem-estar sobre aparências
· Cultivar relações significativas ao invés de networks superficiais
· Buscar crescimento pessoal contínuo e a maturidade
· Ter responsabilidade com os relacionamentos e principalmente com a família
· Temer a Deus
O CONVITE À AUTENTICIDADE
Para isso, temos de abraçar uma vida de qualidade autêntica e que inclui, mas não está limitada a:
1. Saúde: Escolha práticas que realmente beneficiam seu corpo e mente, não apenas as tendências do momento.
2. Bem-estar: Constate o que, de fato, gera bem-estar para você, não o que as redes sociais ditam – aliás, conheço pessoas que simplesmente saíram de todas as redes sociais e estão muito bem, obrigado.
3. Estilo: Vista-se de uma forma que expresse sua personalidade, não apenas as últimas tendências. Aliás, outro dia, em uma loja de departamentos minha esposa e eu vimos uma jovem no caixa com um cabelo semelhante ao que se usava na década de 1980. Perguntamos sua idade e se sabia que seu cabelo era daquele período. Ela tinha apenas 22 anos e ignorava o fato, mas, curiosamente, era a única que se destacava positivamente das demais caixas, não apenas pelo cabelo, mas por suas roupas sóbrias e personalidade séria e compenetrada. Ela estava muito em paz consigo mesma.
4. Religiosidade: assim como muitos executivos, ignorei essa dimensão por um longo período. Passei 35 anos fora da igreja, após uma discussão nada civilizada com um padre e alguns leigos. Entretanto, não foram em vão, mas uma busca árdua e sincera pela verdade que me trouxe não apenas para a igreja, mas para a verdadeira Igreja Católica tradicional. Recomendo fortemente que você não ignore essa dimensão, mas que seja brutalmente sincero na busca pela verdade. Esta esquizofrenia ecumênica reinante tem desorientado e trazido muita perturbação às pessoas.
5. Lazer: Dedique-se a hobbies que o fazem entrar em contato com a verdade por meios inusitados, que o ensinem a pensar, aumentar a agilidade corporal e mental, adquirir conhecimento, enfim que aumentem sua inteligência, mesmo que não sejam "cool" perante outras pessoas.
A RECOMPENSA DA AUTENTICIDADE
Sim, cultivar um estilo de vida pode ser empolgante e cheio de adrenalina. Mas a qualidade de vida consciente oferece algo muito mais valioso:
· Paz de espírito duradoura
· Relacionamentos mais profundos e significativos
· Sensação de propósito e realização
· Liberdade para ser genuinamente você
· Paz e aceitação dos diversos estágios da vida e a morte
O DESAFIO
Esta semana, principalmente se ainda estiver de férias, permita-me desafiar você a:
1. Identificar uma área da sua vida onde você está seguindo "a manada" sem questionar.
2. Refletir sobre o que você realmente deseja nessa área.
3. Dar um pequeno passo em direção a uma escolha mais autêntica.
Lembre-se: a verdadeira liderança começa com a coragem de liderar a própria vida de forma única e autêntica.
Portanto, ouça mais seu coração, tenha coragem ao decidir, faça ações na direção de sua escolha e persevere.
Conte comigo para isso e vamos em frente!
Silvio Celestino - Advisor
Sócio-diretor da Alliance Coaching
Autor do livro: O LÍDER TRANSFORMADOR, como transformar pessoas em líderes
silvio.celestino@alliancecoaching.com.br
P.S.1. Se você é diretor ou gerente e gostaria de entender com maior profundidade como o cenário atual pode interferir em sua carreira, negócio e investimentos, entre em contato conosco. Nossos programas de coaching executivo, palestras e seminários de liderança estratégica podem contribuir muito com você, seus resultados e aspirações de carreira.
P.S.2. Nos bastidores do "O EXECUTIVO", sempre estamos prontos para discutir estratégias e soluções personalizadas para suas necessidades de desenvolvimento. Estamos aqui para ajudá-lo a transformar desafios em oportunidades. Entre em contato para conversarmos sobre como ajudá-lo.
P.S.3. Eu sei que, conforme o tempo passa, há outras notícias que chamam nossa atenção. Entretanto, o Sul não pode ser esquecido. Se você deseja contribuir com alguém que conheço e que está ajudando a famílias do Rio Grande do Sul – e que faz missões lá – sugiro o Padre Wagner Alves de Almeida, cujo pix é: 081.304.479-08 (CPF dele).
P.S.4. Conecte-se comigo em outras redes: TIKTOK ; SPOTIFY
Partilhe este post