O EXECUTIVO
O EXECUTIVO Podcast
VIRTUDES ESSENCIAIS PARA EXECUTIVOS DURANTE CRISES: HUMILDADE E TEMPERANÇA
1
0:00
-7:18

VIRTUDES ESSENCIAIS PARA EXECUTIVOS DURANTE CRISES: HUMILDADE E TEMPERANÇA

1

Nesta semana observei algumas notícias que isoladamente não chamam muito a atenção, mas que constituem um alerta, em um panorama mais amplo, para todos que se preocupam com a possibilidade de uma grave crise financeira em 2023.

Entre essas notícias, destaco as seguintes:

Empreendedores em startups esclarecendo reduções de quadros e reestruturação das operações para recuperarem-se de dificuldades.

O banco Credit Suisse enfrentando desafios para reverter sua situação adversa.

Empresas interrompendo investimentos e bancos oferecendo cada vez mais créditos, por vezes não solicitados, a clientes.

E SE UMA CRISE ACONTECER?

Se estamos, de fato, às vésperas de uma crise econômica, é evidente que líderes executivos e empresariais devem estar atentos ao seu desenvolvimento e os convido a exercitar duas virtudes fundamentais para lidarem com este processo: a humildade e a temperança.

A humildade é importante porque ajuda os líderes a reconhecerem que não têm todas as respostas, que podem errar e que podem aprender com os outros.

Ela os incentiva a ouvir as opiniões de seus funcionários, parceiros e clientes e a tomar decisões com base em evidências e informações precisas.

Num momento tão incerto como esse – incerteza essa que se torna maior com as ações desastradas do governo atual – a saber, irresponsabilidade fiscal e aumento dos tributos – a humildade está em pedir ajuda a todos da equipe para que estejam atentos a cada nova legislação ou evento que possa representar um risco para o negócio.

FOCO NO CAIXA

Um fator importantíssimo quando se aguarda uma crise, é estar com o caixa mais alto possível, seja na empresa, seja nas finanças pessoais.

Nas empresas há uma série de opções a serem levadas em conta como, postergar novos investimentos, o pagamento de tributos, enxugar eventuais gorduras nos custos, enfim.

Mas, seja responsável.

Ser um executivo responsável significa refletir nas consequências de suas ações em fornecedores, empregados e comunidade. Pensar somente em salvar seu bônus não o conduzirá a essa reflexão holística.

MENOS ESTILO NA VIDA PESSOAL

Já na vida pessoal, é difícil para a maioria buscar outras fontes de renda, logo, o foco no preparo para uma crise está na diminuição dos gastos.

Neste sentido, é preferível reduzir o padrão de vida a fazer empréstimos para mantê-lo.

Lembre-se que uma vida de qualidade é acessível, já um estilo de vida é custoso tanto para obter quanto para manter.

Se necessário, reveja suas amizades.

Amigo é aquele que deseja o mesmo que você e, inversamente, rejeita o mesmo que você rejeita. O momento pede por amigos que sejam ponderados e que não necessitem esbanjar dinheiro para se divertirem.

A FONTE DO EQUILÍBRIO

É por isso que a temperança também desempenha um papel fundamental para estar atento e preparado para lidar com uma contração econômica.

Essa virtude ajuda os executivos a dominarem suas emoções e a tomar decisões racionais e equilibradas.

É frequente os executivos e empreendedores se sentirem pressionados e agir com impulsividade ou desespero em resposta a um declínio econômico, mas isso pode levar a decisões mal-informadas ou arriscadas.

A temperança permite que os líderes sejam mais conscientes para avaliar quando usar soluções oriundas de experiências do passado, das melhores práticas ou tradicionais, e quando estar abertos a novas ideias e abordagens.

Afinal, o gestor deve reconhecer que as soluções para os desafios atuais podem vir de fontes inesperadas, e não apenas de suas próprias mentes ou experiências.

Ela também ajuda os líderes a manter o foco em seus objetivos a longo prazo, enquanto cuidam de fazer funcionar as soluções de curto prazo.

Isso significa que eles são mais propensos a tomar decisões que beneficiem a empresa de forma duradoura, em vez de simplesmente se concentrarem em resolver os problemas imediatos.

Não caia no engano de achar que toda crise é uma oportunidade imediata.

Nos momentos iniciais, a perda é generalizada e poucos atores do mercado são capazes de ter ganho.

Mas, de fato, com passar do tempo, as oportunidades aparecem – seja paciente e prudente – mais duas virtudes a exercitar.

PROPAGANDA PARA O CONTROLE

Particularmente, nunca vi uma crise tão anunciada quanto a que se aproxima. O que me leva, por vezes, a pensar que há algo de errado com essa propaganda a respeito dela.

Nos dias atuais é difícil saber que evento é casual e qual é planejado.

Esta crise se parece muito mais com o segundo caso – digo isso pela maneira como os principais bancos centrais estão atuando, ao inundar o mercado com moeda corrente e provocando uma inflação descontrolada em escala global, em vez de contrair a oferta de moeda para debelá-la. Mas, também pela combinação de eventos geopolíticos de grande magnitude – como a escalada constante da guerra na Ucrânia.

Além disso, ao se ver a situação precária do sistema financeiro internacional, a falta de inteligência daqueles que governam os principais bancos centrais e sua tendência à esquerda e ao totalitarismo – é difícil acreditar que uma crise não acontecerá e que essa previsão se trate de apenas de uma teoria da conspiração.

Como exemplo, os dirigentes do BIS – Bank for International Settlements – desejam controlar cada centavo que você usa e vêem a crise como uma oportunidade para introdução de moedas digitais controladas por bancos centrais e que permitirão que isso ocorra.

Se nós deixarmos, é claro.

Do que importa para você, como executivo, ao incorporar humildade e temperança em seu estilo de gestão, estabelecerá um exemplo para sua equipe seguir. Isso pode inspirar uma cultura organizacional de respeito mútuo, colaboração e ética de trabalho, o que é benéfico não apenas durante tempos de crise, mas em todos os momentos.

Ao tomar essas medidas proativas, você garante que sua empresa esteja bem posicionada para enfrentar os desafios e emergir mais forte do outro lado. Lembre-se, um líder eficaz é aquele que é capaz de orientar e apoiar sua equipe em todas as situações, não importa quão difíceis sejam.

É o que desejo a você e seu negócio!

Conte comigo para isso e vamos em frente!

Silvio Celestino

Sócio-diretor da Alliance Coaching

www.silviocelestino.com.br

silvio.celestino@alliancecoaching.com.br

WhatsApp (11) 98259-8536

Start writing today. Use the button below to create your Substack and connect your publication with O EXECUTIVO

Start a Substack

1 Comentário
O EXECUTIVO
O EXECUTIVO Podcast
Idéias e soluções produtivas para a carreira e a liderança executiva