O EXECUTIVO
O EXECUTIVO Podcast
É A MORALIDADE, MEU CARO
0:00
-7:17

É A MORALIDADE, MEU CARO

Ao conversar com o gestor de uma das maiores assets do Brasil, em dado momento, ele comentou sobre a importância dos executivos se manifestarem a respeito dos temas relevantes do país.

Segundo ele, que já trabalhara na alta esfera do setor público, os políticos, de fato, tomam as decisões em acordo com as manifestações das pessoas a respeito dos diversos assuntos.

Nesse sentido, um executivo deveria se esmerar em sua comunicação em todos os momentos de sua liderança, mas também usar dessa competência para esclarecer para as diversas esferas do governo, com didática, consideração e respeito, as consequências na realidade dos negócios e do público em geral de suas ações, principalmente de novas leis e demais modificações em instrumentos do ordenamento jurídico.

Deu como exemplo um secretário do governo que observava os comentários em seu perfil no “x” para acompanhar as preocupações das pessoas em determinados temas e fazia os ajustes em suas decisões em acordo com elas.

No momento em que todos nós nos aproximamos do banquete das consequências, é importante recordarmos as decisões que tomamos e que nos levaram ao estado atual das coisas no Brasil.

PROPÓSITO MATERIAL

De todos os comportamentos que foram instigados na sociedade brasileira no último século e meio, o foco em ganhos materiais é o que torna as pessoas mais indiferentes às demais esferas da sua existência.

Sendo assim, as pessoas vêem injustiças sendo cometidas, mas como isso não as afeta materialmente, preferem não comentar e manter distância do fato.

Não percebem que, deste modo, são reféns de seu conforto, desejos e prazeres – e são muito fáceis de serem controladas a partir da ameaça de perdê-los.

UMA HORA A CONTA CHEGA

Entretanto, essa distância dos fatos não está sob seu controle.

Em algum momento, aquilo que era injustiça com outros passa a ser injustiça contra você.

E pode ser tarde demais para se manifestar.

No momento em que vemos um juiz da alta corte às turras com o presidente do país mais poderoso do mundo, sabemos que estamos diante de um problema que chegará à nossa porta.

Nossas carreiras, negócios e investimentos estarão em risco e, é claro, poderíamos agir com o propósito de defendê-los.

MORALIDADE

Mas, será que esse deve ser o nosso propósito? Ou seja, vamos agir simplesmente porque nosso bem material está em risco?

As pessoas perderam a preocupação com a vida futura e têm muita dificuldade em compreender que a ação humana pode vir não apenas de estímulos materiais, mas de sua consciência.

Até porque se um movimento humano deriva de um estímulo, não se trata de uma ação, mas de uma reação.

E a consciência nos diz que é moralmente errado termos injustiça e não buscarmos a verdade.

AUTORIDADE

Um executivo não exerce seu poder pela força, isto é, pela capacidade de provocar um dano nas pessoas, mas pela autoridade.

Ter autoridade significa ser autor pela palavra. Ou seja, algo será feito porque o líder disse e é obedecido.

Daí a importância de desenvolver e preocupar-se com sua comunicação.

Na esfera política o poder é exercido pela articulação da autoridade com a força.

Embora no curto prazo a força pareça sedutora, se você tem de usá-la para ser obedecido, por paradoxal que seja, é porque você não é.

O resultado disso é que você terá de usar cada vez mais força para liderar – e não preciso dizer que é a isso que chamamos de ditadura.

O uso da força, por exemplo, um policial matar a um bandido que mantinha uma vítima como refém, é moralmente aceitável.

Mas, quando a força está nas mãos dos maus, o efeito é devastador.

Portanto, é aí que vemos a gigantesca importância da busca pela verdade para sabermos identificar os indivíduos perversos e anulá-los. Ou seja, impedir que tenham poder – força ou autoridade - para fazer perversidades.

QUEM NOS AJUDA?

É por isso que você tem de escolher bem suas fontes de informação, já que são elas que o ajudam a buscar e, principalmente, encontrar a verdade.

Afinal, a maioria de nós não está em Brasília, ou em Washington, precisamos que alguém nos conte o que acontece lá.

E se esse alguém for um mentiroso carismático, seremos enganados.

MEIOS DE AÇÃO

O executivo não tem meios de ação para interferir no curso das decisões políticas, o máximo que ele pode fazer é esclarecer as consequências delas para aqueles que possuem os meios.

Daí a importância de você enviar um e-mail ou escrever um post no “x” para seus deputados, senadores e demais políticos – sempre com respeito e didática.

Neste momento, o que vejo são enormes injustiças sendo perpetradas por juízes que deveriam defender a lei.

Militares que aceitam passivamente a desobediência à Constituição.

Políticos que não defendem os interesses do povo que o elegeu. E alguns são incrivelmente indiferentes, desleais e com a mais baixa ingratidão possível com aquele que os ajudaram a chegar onde estão – um nível de imoralidade abjeto.

E todos materialmente satisfeitos.

É importante frisar que, embora desprezada, a Constituição estabelece que o poder é exercido diretamente pelo povo ou seus representantes. Se o povo decidir exercer, com que meios o fará?

Todo esse ambiente nos leva a concluir que, embora alguns tenham o conforto, os prazeres e os bens materiais que desejam, podem acabar tendo de dirigir seus porshes em meio a um país destruído. Valerá a pena?

Procure se informar do que está acontecendo para não ser pego de surpresa pois, quando o país no qual você está começa a ter diferenças com a nação mais poderosa do mundo, é fácil prever o que pode acontecer com você, sua carreira, seus negócios e investimentos.

Mas, acima de tudo, ao pensar na vida futura, lembre-se que você será cobrado e não poderá dar como desculpa que não sabia, ou pior, que você agiu como a maioria – pois não é assim que as coisas funcionam no juízo final.

Reflita com sabedoria e faça bem suas escolhas. Sua consciência agradecerá.

Grande abraço e vamos em frente!

Silvio Celestino - Advisor

Sócio-diretor da Alliance Coaching

Autor do livro: O LÍDER TRANSFORMADOR, como transformar pessoas em líderes

silvio.celestino@alliancecoaching.com.br

P.S.1. Se você é diretor ou gerente e gostaria de aumentar sua musculatura executiva para ser cada vez mais um executivo classe internacional, entre em contato conosco. Nossos programas de coaching executivo, mentoria, palestras e seminários de liderança podem contribuir muito com você e os resultados da empresa. Ligue para nós!

E, é claro, se você gosta do meu trabalho, deixe um comentário, dê um like e compartilhe. E se inscreva no Canal O EXECUTIVO.

Um grande abraço e vamos em frente!

P.S.2. Conecte-se comigo em outras redes: TIKTOK ; SPOTIFY

Discussão sobre este episódio

Avatar de User